Associados da Apil fazem treinamento do PAS Leite Campo em Sarandi  

Associados da Apil fazem treinamento do PAS Leite Campo em Sarandi  

253
0
Compartilhar

Treinamento do PAS Leite

IGL oferece treinamento dp PAS Leite para associados da Apil

Técnicos de dezenove laticínios gaúchos participam, de segunda-feira (27) até sexta-feira (1º), do curso de boas práticas agropecuárias do PAS Leite Campo, em Sarandi. A atividade, feita para os associados da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (APIL) e organizada pelo Instituto Gaúcho do Leite (IGL) e Senai/RS, pretende dar suporte para a implantação de projetos no Programa Leite Saudável, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A formação PAS Leite Campo é financiada pelo IGL, com recursos do Fundoleite.

O curso foi solicitado pelos técnicos do Mapa que, ao analisar os projetos dos laticínios que pleiteiam o uso de créditos presumidos do PIS/Cofins no Programa Leite Saudável no Rio Grande do Sul, avaliaram que os mesmos careciam de metodologia para provar se o recurso seria utilizado no campo. “O Mapa entendeu que a metodologia do PAS Leite seria melhor para refazer os projetos e utilizar os parâmetros da metodologia como indicadores”, explica a analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Senai, Martha Brandão.

Para o fiscal federal agropecuário do MAPA, Roberto Lucena, a adesão desses técnicos ao PAS Leite Campo será benéfica. “Com essa qualificação, com uma metodologia adequada de assistência técnica, o reflexo nos projeto inscritos no programa Leite saudável será visível. Atualmente são 37 projetos, que beneficiarão 16 mil produtores, e com as adequações e conhecimentos deses técnicos, poderão ser aprimorados e implantados de forma benéfica a cadeia produtiva do leite”, explica.

Foco no alimento seguro

Segundo Martha, os técnicos das queijarias é que farão a implantação da metodologia PAS Leite nos laticínios. O foco é no alimento seguro: garantir a matéria-prima de qualidade do produtor. “A gente entende que nenhum processo fora da porteira da fazenda faz o leite melhorar. Por isso, a grande diferença é educar o produtor. Ele vai para a sala de aula e depois recebe a visita do técnico na propriedade por quatro horas. O produtor se sente assistido”, declara a instrutora do Senai.

As áreas do programa de formação do PAS Leite Campo abrangem a qualidade da água, manejo nutricional, manejo sanitário do rebanho, manejo da ordenha, a higiene do ordenhador, a qualidade e a higiene das instalações, o controle de praga, entre outros.

O post Associados da Apil fazem treinamento do PAS Leite Campo em Sarandi   apareceu primeiro em IGLRS.

Source: IGL

Deixe uma resposta